Yantra Ohm Terapia


Você acredita nos benefícios e nos efeitos da Acupuntura?

07/11/2009 02:10

Muitas pessoas não acreditam que a Acupuntura dá resultado. Não é raro ouvir frases do tipo “Eu não acredito nisso daí” , “Olha...eu não acredito que isso daí funciona não...” ou “O que que tem a ver espetar um monte de agulhas?Se fosse assim ninguém precisava de médico...” Em nosso país infelizmente ainda existe desconfianças da Acupuntura, não somente dela em si, mas de suas várias técnicas (moxabustão, ventosaterapia...). A Medicina Chinesa, técnica milenar, muito popular na China traz não somente benefícios para tratar e curar males/doenças, mas também para prevení-las. Colocar a Medicina Chinesa denominada como Terapia/Medicina Alternativa só reforça os comentários de descrédito que algumas pessoas insistem em colocar sobre tão preciosa técnica de tratamento. Porém, somente o que é necessário é que se conheça e obviamente experimente-a, pois assim, sem dúvida, a idéia será outra.

Especialidade reconhecida pela AMB-Associação Médica Brasileira e pelo Crefito, como qualquer outra; obstetrícia, ginecologia, cirurgia plástica, pediatria, nefrologia e todas e quaisquer outras especialidades. Nos últimos anos vem ganhando prestígio, sendo iniciada como ensino em universidades, além dos diversos cursos de formação técnica e Pós-Graduação.

Antigamente aplicada por médicos chineses, residentes no Brasil, sendo que os pacientes geralmente só procuravam o tratamento para alívio da dor. Hoje, utilizada amplamente não apenas para alívio da dor, mas também para fins estéticos, manutenção do bem-estar e saúde e tratamento e curas dos mais diversos males, vícios, doenças e enfermidades.

Há alguns anos a Acupuntura enfrentou ainda mais preconceitos com o surgimento tão crescente da AIDS, sendo que ainda não existiam tantas informações sobre a síndrome, ou ao menos as pessoas não eram informadas o suficiente. Nesta época, agulhas descartáveis ainda não eram utilizadas, porém por ser um dos fatores de risco de contágio/contaminação, hoje em dia as agulhas utilizadas nos atendimentos são individuais e descartáveis.

O que temos que ter em mente é que em alguns casos o medicamento é de fato necessário. Mas também devemos ter a mente aberta o suficiente para compreender e aceitar que a Acupuntura pode (e de fato isso acontece!) melhorar e até mesmo curar males que acompanham o paciente há anos e anos sem trégua. Tomar remédios, ainda que benéfico em muitos casos, não deixa de ser uma forma de intoxicação ao corpo. E se podemos não fazer isso, porque não fazê-lo? Então, procure um bom acupunturista, e se o seu caso for um que possibilite isso, tente! E mude seu conceito sobre a Acupuntura. Afinal, é fácil maldizer algo sem conhecer. Porém não conheço ainda ao menos nenhum caso de alguém que expresse não ter sido beneficiado de alguma forma com tão preciosa técnica milenar.

Quando o medicamento é de fato necessário, ainda sim a Acupuntura pode também auxiliar. Ainda que ela não possa “substituir” o tratamento medicamentoso, sem dúvidas poderá auxiliar no tratamento, aliviar dores, sintomas, etc. Pena que não é tão simples assim. Se fosse apenas um programa de conscientização seria simples...fácil...Mas a questão é muito, muito maior. A crescente e sugadora indústria farmacêutica e as empresas médicas e de equipamentos médicos e cirúrgicos não admitem perder ganho/lucro para alternativas de tratamento que não exigam e/ou necessitem de seus produtos. O que fica em questão (para eles), é o $$$, e não o paciente como um todo, e a longo prazo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem atuado intensamente na área dos métodos terapêuticos tradicionais de várias culturas. Ela reconhee que a acupuntura está se espalhando rapidamente ao redor do mundo e assim tem dedicado uma atenção especialao aconselhar os países sobre como podem considerar a formação necessária para produzir acupunturistas especializados e os tipos de doenças que podem ser tratados. A OMS forneceu uma diretriz genérica, compilando uma lista abrangente de esperiências clínicas controladas com a acupuntura, e então dividindo esse achados em quatro categorias. Essas abrangem uma grande variedade de doenças, desde transtornos para as quais a acupuntura tem sido claramente comprovada eficaz, até aquelas doneças para as quais foram feitos menos estudos, mas as evidências sugerem que pode valer a pena experimentar o uso da acupuntura.

Por isso, repito: procure um bom acupunturista, e tenha a certeza de que sempre será possível encontrar muitos benefícios.

—————

Voltar