Yantra Ohm Terapia


Quantas sessões de tratamento podem ser necessárias?

07/11/2009 02:18

Além de querer saber quais tipos de problemas podem ser tratados com a medicina chinesa, as pessoas também querem saber quantas sessões de tratamento vai exigir ou quanto tempo vai durar o tratamento. Uma vez que a medicina chinesa é quase exclusivamente um método de medicina reativa e esse método difere muito de pessoa para pessoa, responder a essa pergunta também é difícil. Alguns dos fatores que se aplicam também são idade do paciente, estado de saúde geral e assim por diante.

 

Como regra geral, quanto mais antigo for o problema da pessoa, mais extenso será o tratamento. Felizmente, isso não significa que para tratar a doença seja preciso exatamente o mesmo tempo que a doença levou para se desenvolver.

 

 

Por mais que demore o tratamento com a acupuntura, as sessões normalmente começam em um ritmo constante, muitas vezes de 2 a 3 sessões por semana, então a frequência é reduzida para uma vez por semana, e depois uma semana sim, outra não. Em algumas condições agudas, geralmente é conveniente fazer tratamentos diários para ter o problema sob controle antes de espaçar as demais sessões.

 

A frequência das sessões é ditada mais pelo custo do que pelo valor terapêutico. Embora os chineses no momento estejam começando a deixar de lado uma medicina completamente socializada, ao longo das últimas décadas muitos serviços médicos eram oferecidos gratuitamente. Nesse sistema, a acupuntura costumava ser feita diariamente, quem sabe por 10 dias seguidos. Isso era chamado de “série” de sessões de tratamento.

 

Alguns pacientes faziam várias séries de sessões. Embora haja uma certa cobertura pelo seguro de saúde para os tratamentos com acupuntura, muitos pacientes têm de pagar pelo tratamento do próprio bolso. Em razão dessas preocupações com o custo, muitos acupunturistas aprenderam a extrair o máximo de benefícios de um número menos de sessões mais espaçadas, conforme mencionado anteriormente. Se a pessoa pode pagar, é melhor fazer um tratamento mais frequente, uma vez que isso pode acelerar a recuperação.

 

Cada processo de tratamento tem 3 fases: a fase inicial consiste em fazer com que aconteça algo positivo para o paciente, a fase intermediária é aquela em que se consolidam os progressos conseguidos e se procura melhorar até onde for possível. A fase final é a que torna a melhora mais duradoura possível. Embora cada pessoa seja diferente da outra e possa reagir de maneira diferente ao tratamento, aqueles pacientes que partem de uma resposta mais rápida e mostarm uma melhora mais cedo na primeira fase, geralmente acabam precisando de menos sessões do que aqueles que demoram a reagir no início até ver alguma melhora.

 

Só é possível o paciente ter uma idéia de quantas sessões serão necessárias após ver como reage depois da primeira sessão.

—————

Voltar