Yantra Ohm Terapia


Os pontos fortes e fracos das Medicinas Chinesa e Ocidental

07/11/2009 02:15

Aconselhar os ocidentais modernos sobre como obter vantagens da Medicina Chinesa é algo parecido com o que um profissional de saúde ocidental depararia ao tentar ensinar outros profissionais de saúde de um país em desenvolvimento sobre como tirar vantagem da Medicina Ocidental. Assim como a Medicina Ocidental é uma mistura complexa de muitas técnicas diferentes dentro de uma teoria básica de saúde e doença, também o é a Medicina Chinesa.

 

O princípio mais importante a ser considerado ao se avaliar comparativamente esses dois grandes sistemas medicinais é entender que existem dois enfoques muito diferentes que podem ser aplicados ao tratamento de problemas de saúde. Um enfoque baseia-se na ajuda ou facilitação para que o corpo tenha a capacidade de se recuperar sozinho. Grande parte da Medicina Chinesa e de diversos outros métodos da assim chamada Medicina Alternativa sugerem esse enfoque.

 

O segundo enfoque baseia-se em assumir totalmente a capacidade do corpo de se recuperar sozinho intervindo diretamente no processo da doença (ou sintoma). Esse é o enfoque em que a Medicina Ocidental baseia-se quase plenamente. Na verdade nós, ocidentais, tornamo-nos tão dependentes desse enfoque que passamos a acreditar que seja o único enfoque possível. Isso simplesmente não é verdade. É possível basear um sistema medicinal em métodos para facilitar a capacidade que o corpo tem de se recuperar sozinho – ajudar o corpo a ajudar a si mesmo.

 

No entando, esse enfoque tem as suas próprias características exclusivas que diferem daquelas do enfoque da intervenção. Compreender essas características é essencial para aprender como aproveitar o máximo de cada enfoque isoladamente e como integrar os dois. Por causa das características diferentes desses dois enfoques, decidi chamar cada um por um nome, “medicina ativa” e “medicina reativa”.

 

Como um exemplo da diferença entre as Medicinas ativa e reativa, pense num jardineiro que quer controlar algumas pestes, como pulgões, que estão acabando com o jardim. Um método seria borrifar o jardim com um inseticida que mata os pulgões. Essa normalmente é uma maneira bem confiável para livrar-se das pestes, mas também pode causar alguns efeitos desagradáveis e prejudiciais às plantas, como as toxinas que são deixadas nas plantas que se queira comer. Outro método de lidar com o problema seria soltar joaninhas no jardim, ou, melhor ainda, cultivar plantas como endro, coentro ou alcaravia, que atraem joaninhas para o jardim naturalmente. Uma vez que os pulgões são um alimento natural das joaninhas, tê-las no jardim é uma maneira natural de tratar de uma infestação de pulgões. O primeiro método, usando inseticida, é semelhante ao que é feito na Medicina Ativa: emprega-se um agente artificial para intervir na natureza. Soltar ou atrair joaninhas para o jardim é semelhante ao que é feito na Medicina Reativa: facilita-se a ação da natureza para que com os próprios meios ela resolva o problema sozinha.

 


Medicina Ativa

Pontos Fortes

Resultados radicais

Ação mais rápida

Capaz de salvar a vida e membros em estágios críticos (arranca a vida das garras da morte)

Resultados terapêuticos mais fáceis de prever, mais fácil de estudar no modo causa e efeito

 

Medicina Reativa

Pontos fortes

Pouco ou nenhum resultado adverso

Pouca tecnologia e, assim, mais barata

Trata a causa em vez do sintoma, geralmente causa benefícios adicionais (bons efeitos colaterais), capaz de tratar distúrbios de causas múltiplas

Pode fortalecer a integridade dos sistemas corporais e prevenir doença futura 


 

Medicina Ativa

Pontos Fracos

Alto índice de efeitos colaterais difíceis de prever, incluindo óbito

Geralmente de alta tecnologia, portanto mais cara

Trata o sintoma mais do que a causa

Incapaz de tratar transtornos de causas múltiplas

Capacidade limitada de prever doença futura, geralmente causando outra doença quando se tenta a prevenção

 

 

 

 

 

 

Medicina Reativa

Pontos Fracos

Mais difícil de produzir resultados positivos coerentemente

Geralmente de ação lenta (em problemas crônicos)

Difícil de estudar no modo causa e efeito

Normalmente muito fraca para salvar a vida e os membros em estágios críticos

—————

Voltar