Yantra Ohm Terapia


O poder de cura da Acupressão

07/11/2009 02:14

 

O estilo de vida moderno exige demaisdo nosso corpo, causando enxaqueca, dor nas costas e nas articulações, asma, alergia, náusea, doenças cardíacas e muitos outros problemas de saúde.

Os antigos sábios descobriram intuitivamente a existência de determinados pontos no corpo que ficavam mais doloridos quando a pessoa adoecia. Com o desaparecimento da doença, a sensibilidade também desaparecia. Eles descobriram que, pela manipulação desses pontos era possível influenciar os órgãos internos e assim curar a doença. Foi desse modo que a acupuntura e a acupressura se desenvolveram. (The Complete Works of Lao Tzu).

Se você alguma vez fez uma massagem completa no seu corpo, é bem provável que o seu massagista tenha encontrado diversos pontos doloridos espalhados pelo seu corpo em lugares que você nunca suspeitou que doessem. Chamo a esses pontos doloridos de “ocultos” porque um paciente não estará consciente deles até que sejam tocados de maneira exata. Os pontos doloridos geralmente parecem uma contusão profunda, mesmo quando pressionados com uma força mínima.

Como os antigos chineses descobriram a relação entre esses pontos e uma doença? A resposta pode estar num fenômeno que todos nós conhecemos mas poucos pensaram seriamente a respeito, a saber: esfregar um prurido dá certo alívio.

Basta bater a cabeça ou o cotovelo e você automaticamente vão estender a mão para coçá-los. A mesma coisa acontece com um músculo ou articulação dolorida – os seres humanos tem uma urgência de tocar e coçar os pontos doloridos. Essa ação é provavelmente instintiva.

A acupuntura é consideravelmente eficaz para fazer as fibras dos músculos/tendões se desenrolarem, especialmente em pontos difíceis de alcançar, mas também funciona como um instrumento de economia de esforço. Uma técnica da terapia de toque extremamente eficaz é aplicar pressão sobre um ponto dolorido e mantê-la ali por vários minutos. Isso costuma dar melhor resultado quando se amassa ou esfrega continuamente esse ponto.

Atualmente, em razão da eficácia da acupuntura como um atalho comparado à terapia do toque, muitos acupunturistas não desenvolvem as suas técnicas de manipulação com as mãos a um alto nível – assim como um artesão moderno, que se acostuma a usar ferramentas elétricas, pode não aprender como usar as ferramentas manuais da melhor maneira possível. Por causa disso, nem todos os acupunturistas aprendem como sentir alguns dos traços sutis que podem ser encontrados na carne do corpo humano.

—————

Voltar