Yantra Ohm Terapia


Benefícios da Acupuntura

26/10/2009 09:36

A Acupuntura é a ciência da colocação de finíssimas agulhas, de aço inoxidável ou metal nobre (ouro ou prata), em pontos específicos e pré-determinados na superfície cutânea. Esses pontos foram definidos há 3.000 anos atrás pelos chineses e, o que é mais extraordinário, relatos arqueológicos comprovam que a Acupuntura já era utilizada há mais de 5.000 anos.
A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar, refere-se, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Na verdade, acupuntura é uma tradução incompleta da palavra chinesa Jin Huo (ou Tsen Tsio) que significa metal e fogo, assim os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia vulgaris, (mais conhecida como moxa ou moxabustão). Podem ainda ser estimulados por ventosas, pressão, estímulos elétricos e, mais recentemente, lasers. Acupuntura e moxabustão fazem parte da chamada Medicina Tradicional Chinesa.
Evidências científicas acumulam-se acerca da eficácia da acupuntura, e seu mecanismo de ação está sendo pesquisada em muitos centros médicos do mundo, incluindo Escolas Médicas e Hospitais Universitários na China e no nosso próprio país. No Brasil, a acupuntura foi recentemente considerada uma especialidade médica pelo conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), sendo realizado anualmente a partir de 1999, o concurso para o Título de Especialista em Acupuntura.
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. Esta é uma das razões para a ênfase atual da pesquisa no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura. A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura pode ser indicada. Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas, sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrites entre tantas outras.

Acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina tradicional chinesa que visa à terapia das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas. Esta ciência surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos, e apesar de sua antiguidade continua evoluindo com uso de tecnologia e outras técnicas avançadas.As recentes pesquisas científicas tem contribuido para entedimento da acupuntura, como os conceitos dos mecanismos neurológicos e neuro-endocrinológicos. De acordo com a Medicina Chinesa, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio pela atuação das energias Yin (negativas) e Yang (positivas). Desse modo, se as energias Yin e Yang estiverem em harmonia o organismo estará com saúde. Por outro lado, um desequilíbrio gerará a doença. A arte da acupuntura visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio.

—————

Voltar