Yantra Ohm Terapia


Compreendendo melhor a Ventosaterapia

07/11/2009 02:19

 

O tratamento por meio de ventosaterapia é muito importante e deve ser totalmente entendido para que bem empregado possa auxiliar no tratamento das mais diversas patologias, sejam elas crônicas ou não. É um tratamento auxiliar para a acupuntura, assim como entendem a moxabustão auxiliadora da acupuntura, embora seja impossível negar que essas modalidades de tarepia se auxiliem uma à outra, cada uma tem seu devido lugar e merecimento.

 

É excelente para tratar doenças de origens crônicas, porque se uma pessoa está com seu metabolismo muito baixo, por exemplo ela pode ter como causa problema sanguíneo, e para casos como esse o tratamento de ventosa contribui de forma eficiente para que haja uma mudança na qualidade do sangue.

 

No caso de acupuntura se trata a energia, e a ventosa trata da limpeza do sangue, esse exemplo é bem simples, mas mostra a diferença que existe entre todos os tipos de terapias, e por essa razão eu acho que devem ser vistas de maneira diferente, porém com valor equivalente.

 

Este tratamento é muito antigo e devido a grande evolução da medicina oriental sofreu mudanças que favoreceram e prejudicaram seu desenvolvimento. A ventosaterapia favorece a limpeza do corpo, e age na troca de gases ou seja; impuro->puro eliminando a toxidade que afeta o organismo.

 

Porque utilizar ventosa?

 

O uso da ventosa está compreendido em seu princípio ativo que se baseia no uso de pressão negativa, o que a torna um método tanto curativo como de prevenção dos mais variados casos de doenças. Alguns pacientes vêem e ventosa com receio, por desconhecer sua eficiência e também preocupar-se esteticamente com possíveis manchas escuras que podem surgir no local da aplicação.

 

Em geral essas manchas permanecem no local por aproximadamente 1 ou 2 semanas e não causam dor, sendo que em determinados casos a área de aplicação pode tornar-se sensível ou um pouco quente mas isso é por um período de no mínimo 1 ou 2 dias.

 

A ventosa pode favorecer de diversas formas, tais como ativar ou controlar a corrente sanguínea, fazer circular a energia no organismo por meio da distribuição de calor, fortalecer os vasos sanguíneos porque quando se aplica ventosa sua ação cria uma reação de expansão e contração nos vasos capilares e linfáticos devido ao fato da ventosa produzir pressão negativa.

 

Ao utilizar a ventosa para limpar o sangue na verdade estamos auxiliando o pulmão para melhorar a circulação e limpeza do sangue pela troca de gases, na alimentação para transporte e distribuição, respiração e limpeza do sangue, assim também como para todo o sistema celular para que por meio de boa oxigenação ocorra a renovação celular, isso significa limpeza interna do sistema do corpo, e em outras palavras significa a razão do porque de usar ventosa.

—————

Voltar